domingo, 10 de julho de 2011

A chegada repentina de Elis





Por Isis Correia



Às 15h30 da tarde de 05 de julho de 2011, uma ligação mudou o destino de minha vida. Ligo para minha obstetra para falar sobre o resultado de um exame, no qual tudo estava bem com Elis, e aproveito para tirar umas dúvidas sobre algumas sensações que estava percebendo nos dois dias anteriores. Pela competência e compromisso do anjo que apareceu na minha vida, na figura de alguém que escolheu por amor estar disponível 24horas do dia para trazer ao mundo novas vidas e transformar a rotina de tantos casais, atendi ao chamado da obstetra e fui ao seu consultório. Ao fazer o toque me revelou que eu já estava em trabalho de parto e que minha filha não passava daquela noite para nascer. O mais engraçado é que a medida que ela me fazia várias perguntas sobre o tempo que estava sentindo contrações, certos incômodos, cheguei a conclusão que minha falta de experiência enquanto mãe poderia colocar em risco a vida de minha bebê, afinal o que eu achava que era contração não era. Ela constatou que meu colo do útero estava se abrindo e passou 10 minutos com a mão sobre minha barriga para perceber o ritmo das contrações. Eu, na minha santa ignorância, perguntei a ela como ela sabia só em colocar a mão na minha barriga e senti “a dureza” do meu abdômen. Ela disse que aquilo era o meu útero contraído e que naqueles 10 minutos as contrações já estavam intensas, só que meu limiar de dor era muito alto. Após a explicação, com a cara mais lisa do mundo, ri e disse a ela: “Ah doutora, contração é isso, é?! Ah então eu to com isso desde sábado ou domingo...” Eu jurava que contração eram cólicas fortes, fisgadas finas que davam até “lá”... Eu e o pai dela achávamos que era a Elis em uma posição na parte superior e pior, falávamos com a contração como se estivéssemos sentindo o bumbum ou as perninhas dela. Ou seja, eu teria a minha filha num susto, achando que estava tudo bem e que era tudo normal. E ainda como se não bastasse, eu ele estávamos fazendo as contas erradas e ao invés de 38 semanas e meia, nossa Elis estava com 37 semanas. Por isso, marinheiras de primeira viagem, qualquer alteração, não achem, perguntem e confirmem porque uma dúvida pode fazer diferença na realização do maior sonho de nossas vidas que é ser mãe. Às 17h, quando acabou a consulta, a orientação da médica foi: “Vá para casa pegar suas coisas, enquanto eu organizo a equipe médica e ligo para dizer onde será o parto hoje à noite”. O pai ficou vermelho, encheu os olhos de lágrimas, foi chorando do consultório até em casa, em casa chorou mais um bocado e no hospital, então, nem se fala... Eu estava anestesiada, não tive tempo de permitir ansiedade... Foi tudo muito rápido. Eu só pensava nas minhas unhas que eu ia fazer de manhã e resolvi não ir naquela terça. E os biscoitinhos da Vovó Ina que ia encomendar para levar para a maternidade, naquela mesma tarde de terça... nada, agora não havia mais tempo! Tanta programação e mais uma vez, a prova de que não somos nós quem estamos no controle das coisas... Às 18h30, já estávamos a caminho da Santa Casa e às 19h40, eu já estava entrando na sala de cirurgia e deixando para trás a velha Isis... Alí, naquela sala, minha vida já começava a ser outra. A ficha não caiu... até o momento em que a médica, com muita sabedoria, deu as boas-vindas à minha pequena Elis com as seguintes palavras: “Seja bem-vinda Elis! Que Deus te abençoe, que você seja uma menina cheia de saúde, boa, inteligente e não dê muito trabalho aos papais... Amém, minha gente” Aquelas palavras e o choro, seguido, de minha princesinha me colocaram em transição entre a realidade e o imaginário! Assim, às 20h27, minha PEQUENA FLOR DE LIS já estava entre nós. O sentimento é indefinível... um amor que de tão intenso e puro se assemelha com tristeza... mas, não é tristeza, nem amor, até onde conhecemos... é talvez a catarse estética mais intensa da vida de uma mulher!!! Da minha foi! Ah! Vale a pena destacar que um amigo muito ousado sugeriu que enquanto eu esperava para ter a Elis, escrevesse um texto para o blog, nada mais justo para os seguidores... pena que foi tudo rápido e estava sem notebook, caneta e papel... Mas, tardiamente, está aqui o relato do dia mais importante de mina vida! OBS: Acabo este texto digitando com uma mão só porque minha ELIS acordou para mamar e enquanto espero ela arrotar, finalizo o texto com ela em meu colo.

12 comentários:

  1. Td de bom pra vc Isis nessa nova fase da sua vida! Mesmo com tudo que aconteceu entre nós não a desejo mal algum, pelo contrário bênçãos sem medidass!!! Um abraço e felicidade!

    ResponderExcluir
  2. parábenssssss!!! além da chegada de Elis e da "nova" Isis o blog ta incrivél. felicidades

    ResponderExcluir
  3. Impossível terminar a leitura do seu texto, sem ficar com os olhos cheios d´água.
    Poxa Isis ... que "sonho real", muito emocionante tudo isso. Espero um dia poder realizar também.
    Muita saúde e felicidades para essa família linda.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu relato Isis. Imagino a emoção do momento e desejo a vcs uma vida cheia de luz. Que Elis seja iluminada e cheia de saúde como foi desejado em sua chegada. Aproveito, para te confidenciar, que de tanto acompanhar sua gestação pelos seus textos, me emocionei ao ver o retrato de Elis no facebook. Sua filha é linda!!! Parabéns mamãe... Um beijo enorme Láyra

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela chegada de sua bebe...que venha com muita saúde!!! Beijos de Eliane e Beto

    ResponderExcluir
  6. AI que emoção!!até chorei, é verdade amiga, não tem momento mais marcante que um nascimento de um bebê... imagino a emoção de vcs!!Felicidades mil, e, em breve estaremos por ai bjs fica com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Lindo! Amei o post! Nossa qtas mudanças, qtas surpresas! Em breve apareço aí pra pra dar um bjinho nas duas ^^

    ResponderExcluir
  8. eita, mas eu tava imaginando q ela não ia chegar na data prevista... parabéns!!! que elis tenha muita saúde e seja muuuuuuuuito feliz!!!

    ah, o meu baby é menino!!!

    Bjos e parabéns para a família!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Ísis,realmente é impossível terminar a leitura do seu texto sem ficar com os olhos cheios d´água.como foi dito pela Helciane Angelica. Chorei..sem palavras..Desejo muita paz,amor, saúde, felicidade e que este anjo ilumine cada vez mais a vida de vcs.Beijos. Tia Rosangela.

    ResponderExcluir
  10. Parabénss amiga!!!Que Elis seja sua luz de novos planos e novos momentos, ela é linda e tenho certeza que será muito amada por vcs...seja bem vinda Elis!!!!
    Roberta.

    ResponderExcluir
  11. parabéns, filha querida!
    agora vc é mamãe e ja começa a perceber a imensidão desse amor q sinto por vc.Filho é isso: é o mais profundo amor! AMOR SUBLIME AMOR! QUE DEUS ILUMINE A CADA DIA O SEU LAR COM ESSE FRUTO DE AMOR.BJOS DE SUA MAMÃE,

    ResponderExcluir
  12. Deu pra imaginar como foram essa correria e emoções através desse texto lindo.

    Um beijo grande pra vocês e pra nova, e já tão querida nova integrante da turma, Elis.

    ResponderExcluir