domingo, 24 de julho de 2011

Adaptação X Espelho




Por Isis Correia


Adaptação. É assim que nomeio o período após o nascimento de Elis. Agora um novo mundo surge, após 25 anos de vida e tudo, mas tudo é novo, mesmo. Mudanças? Ah mudanças, são muitas, mas quem disse que não gosto delas?! Com exceção, das mudanças no meu corpo – é aquelas que mostram que você não é mais aquela grávida bonita, com barrigão exuberante, e sim, uma mulher com uns quilinhos a mais, meio “descatembada” aqui, com uma gordurinha ali, sem roupas para vestir – gosto de todas as outras. Ah!!! Uma dica para as meninas, quando forem comprar seus vestidos para usar na gestação, comprem alguns que tenham botoezinhos na parte dos seios, afinal, após ter o bebê, você pode continuar usando eles e a amamentação requer algumas estratégias. Em relação a mim, estou na fase de querer quebrar os espelhos de casa, para quando voltar ao normal (tenho fé de que isso acontecerá, até porque há duas semanas eu estava pior) mandar colocar todos novamente e finalmente conseguir me admirar diante deles. É adaptação em tudo. Tenho costumado dizer que seu seio acaba virando, literalmente, um “órgão público”, afinal, na hora que Elis quer mamar quem tiver comigo vai ter que vivenciar este momento, porque não vou deixar minha filha com fome. Você quer mais privacidade, mas nem sempre tem como controlar isso. Por isso, tenha calma, nos primeiros dias isso vai lhe incomodar mais, depois nem tanto... De contrapartida, também estou na fase do sentir-me como mãe. Sabe aquela canseira gratificante?! É ela quem faz parte de minha vida agora. Dormir uma noite inteira não é mais possível. Um simples gemidinho é motivo para interromper meu sono e testar meu nível de concentração e atenção. Quem disse que me arrependi?! De jeito nenhum, afinal, que mãe seria eu se não tivesse histórias para contar sobre as trocas de fraldas e as mamadas noturnas? Mas, meninas, agora tudo está mais calmo. A adaptação é grande. Os primeiros dias são terríveis porque um conjunto de coisas novas acontece e um conjunto de pessoas está a sua volta tentando lhe ajudar, porém cada uma tem uma opinião, uma forma de ver as coisas, uma criação diferente. Você fica nervosa, nos primeiros dias. Seu seio ainda está se preparando para amamentar, o bebê tem dificuldade de pegar o peito, afinal, passou 9 meses com atendimento “VIP”, sem nem fazer força para comer. O organismo do pequenino ainda está amadurecendo e as cólicas, gases... - ah cólicas e gases!!! Estas são atrevidas! Nunca são chamadas, mas sempre marcam presença! - E irão aparecer várias pessoas com regras, mitos e dogmas, que passam de geração em geração. E ai de você se não aceitá-las! Além disso, há quem diga que a culpa das cólicas “é da mãe” que come de tudo! E você se sente, além de tudo cobrada, culpada... e se não tiver cuidado inconseqüente e entra em depressão por não saber lidar com tudo de uma vez só! Mas, esperem! De tanto ouvir isso, fui em busca de pesquisas que comprovem algo do tipo e não encontrei nada que comprovasse que as cólicas são geradas por algum alimento ingerido pela mãe. Pelo contrário todos os artigos fazem questão de destacar que não há comprovação científica nesta relação. Bem... eu apenas tento observar e se um dia identificar esta relação, aviso a vocês!!! (Por via das dúvidas...) Me disseram que eu iria perder noites de sono e nestes 20 dias, Elis só trocou a noite pelo dia uma vez. Mais uma vez, comprovo, que cada situação é diferente, que cada pessoa é diferente, que cada realidade, cada forma de viver é diferente. E até a forma de ver as noites sem dormir pode ser diferente. Para uns, um peso... para outros, como eu, uma experiência nova, um aprendizado, um momento de dedicação exclusiva... afinal, para que dormir, se o seu maior sonho já está ali! (brincadeirinha). Não vou dizer que é fácil este momento porque não é... tudo é na base do achismo... se ela chora, você pode achar que é fome, que é fralda suja, que quer um banho, que não está dormindo o suficiente, que as costas estão doendo de tanto ficar deitadinha, e você acha, acha e acha. Na primeira semana já consegue decifrar algumas coisas e assim será daqui para frente. O pai é essencial neste processo, ele precisa ser seu aliado. O companheirismo entre vocês vai aumentar... e você pode se surpreender com ele... eu me surpreendi!!! Mas, sobre o pai vou deixar para falar no próximo texto... Bem... meninas é isso!!! Vou continuar me adaptando até quando for necessário!!! Mas, não vejo a hora mesmo, de querer usar o espelho!!!

8 comentários:

  1. isis, vc é ótima!!! mais uma vez, ótimo texto!!

    bjos pra vcs duas!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkk, tinha que ser vc nega, me acabei de rir em algumas partes,e com relação aos kg a mais ,não se preocupe que toda vez que Elis da uma mamada vc perde umas gramas e vc vai ver que daqui uns 3meses vc vai estar com uns 4 à 5 kg a menos.bjs minha querida, e vc está linda e agora linda em dobro,como diz meu esposo, toda mulher que passa pela maternidade ela fica mais bonita.

    ResponderExcluir
  3. Iris, não me canso de ler os seus textos, revivo cada momento, pois há pouco tempo passei por td isso do mesmo jeitinho, às vezes até penso que vc tah falando sobre mim! Rs... Vou só te dar algumas dicas: com relação a nossa auto-estima, esse é um dos pontos mais difíceis de lidar, a gente não tem mais roupa, não se sente à vontade consigo mesma, nem com o marido, e essa fase é mto chata mesmo, mas acredite td pode sim voltar ao que era antes... engordei 30Kg na minha gravidez, logo após o parto (+- 1 mês) já tinha perdido 22, os outros 8 se agarraram em mim até aproximadamente 1 ano e pouco após o parto, foi qnd fechei a boca e td normalizou... as mamadas têm suas particularidades. Os 15 primeiros dias são bem difíceis para algumas pessoas, pra mim foi, mas consegui amamentar até os 6 meses do Caio sem maiores problemas. Não sei se já lhe disseram, mas é bom, ao final de cada mamada molhar os mamilos com o próprio leite, pq evita rachadura, além de banho de sol nas mamas durante 10min. diariamente. Qnt as noite em claro, relaxe... Caio, aos 5 meses já dormia a noite inteira, e acredite, passa rápido! Desde mto novinho tentei criar uma rotina pra ele... às 20h, dava o último banho, amamentava, apagava a luz do quarto, baixava o som da televisão e ninava até ele pegar no sono e até hj faço isso, tds os dias. Banho, pijaminha, mamadeira, escovar os dentes e deitar-se... e tem dado certo. Ele tem hr pra td, isso facilita bastante a nossa vida!! Boa sorte!! Não se desespere, vc é apenas mais uma MÃE de primeira viagem! Curta mto kda minuto, pois passa rápido e até as noites em claro, deixarão saudades!! Bj.

    Stéphanie

    ResponderExcluir
  4. kakaka, achei maravilhoso tudo q escreveu...dei boas risadas,pois mãe q já não é de primeira viagem quer orientar com suas vivências e pensando q ajuda...descobre q só atrapalha!!! kakaka, eu fui dessas ...mas, todas as mamães q já não são de primeira viagem tem essas " doces e chatas manias"( vc também terá para alguem) pois é a vontade de ajudarQ SURGE NATURALMENTE...e tudo para todos nós na vida é LIÇÃO DE APRENDIZADO. nÃO É ATOA Q DIZ O DITADO" É VIVENDO E APRENDENDO". hoje o mundo é modernizado...as lições de vida não são mais dos tempos da vovó, das titias, das madrinhas...é só clikar a net!!! kakakka.em se tratanto da beleza física, retorna tudo em seu tempo certo é só não se acomodar...daqui a pouco vc poderá contar com o auxílio das academias só para adiantar o processo pois sua beleza existirá sempre.bjos da sua mamae, ma betania

    ResponderExcluir
  5. rsrsrs esta minha mãe é uma resenha... mas, não se preocupe mainha, vc só foi uma de todas as pessoas rsrsrs todo mundo quer ajudar e isso eu agradeço a todos!!! mas, a adaptação em tudo é um processo natural de quem é mãe pela primeira vez!!! bjos amo vc!!!

    ResponderExcluir
  6. ótimo texto prima!!!
    parabens pela filhinha e não tenha medo do espelho!!!
    kkkkkkkkkkkk!!!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Tia Betânia...Isis é só procurar no Google as dicas para facilitar a adaptação. kkkkkkkk

    Você tá tirando de letra! Que experiência bacana e gostosa de conhecer... confesso, tô uma amiga relapsa, mas vou em breve te visitar e colocar a pequena fofura no colo.

    Cheiroooooooooo

    ResponderExcluir
  8. Ísis, seus comentários são muiiito cômicos!!! Fez-me relembrar todas as minhas gestações e chegar a conclusão que sempre somos "mães de primeira viagem", pois cada uma é diferente da outra! E as emoções... ah! essas são infindáveis para toda vida e para todas as mães! Somos abençoadas pela maternidade! A experiência mais bonita e sublime de uma existência! Temos a certeza de que vale a pena viver e vivemos por e para eles, os nossos filhos... pedacinhos de nós! Bjos e muita paz!

    ResponderExcluir