quarta-feira, 15 de junho de 2011

O 8º mês – “Sem roupa... sem movimento...”

Por Isis Correia



Bem... bem... bem... Acho que cheguei na fase que todo mundo falava!!! Já acordo com vontade de permanecer em casa... abro o guarda-roupa e... “putz! Acho que só restam três opções que ainda cabem e mesmo assim, os vestidos começam a ficar curtos para ir trabalhar”... calça não é mais recomendada, afinal além de prender a circulação, por mais que ela seja de gestante, aperta a pequena Elis que já está mais “arroxada” do que nunca. Dormir deitada? Jamais... pega aquele travesseirão e dorme quase sentada, mesmo após ter passado o dia todo no trabalho na mesma posição, praticamente. O resultado é dor nas costas e costela (não sei bem explicar se é na costela mesmo). Os pés já começam a inchar e a ansiedade aumenta junto com eles. Agora só faltam 4 semanas... ou não! Você começa a pensar com quantos centímetros ela está e começa a utilizar objetos para ter noção do tamanho e peso que ela vai nascer. O rosto, mais redondo, declara os quilinhos a mais, mas, não se culpe! Afinal imagine que ela nasce com 3,5kg, pense no peso de ter um cordão enooorrrrmeee dentro de você que também sairá com seu bebê... pronto! Acalme-se digamos que você só engordou metade do que a balança registra de sobrepeso. Sexo... ah sexo!!! Começa a ficar mais complicado agora... abaixar e levantar não é mais tão simples quanto antes... fazer as pernas... passar hidratante, calçar os pé... tudo fica mais complexo e passa a ser uma ação desafiadora. Mas, tudo vale a pena por esta pequena! São só 4 semaninhas de sufoco... em troca de uma vida inteira de dedicação, amor e cumplicidade. Já me sinto pesada... ah e prepare-se, nesta fase as pessoas olham para você e dizem: “eita já está pesada!” e por mais que você saiba disso... você começa a se comparar com um caminhão cheio de areia ou uma hipopótoma (principalmente quando você ver suas fotos deitadas ao chão... tudo esparramado kkkk). Mas, até nisso é divertido. A pior parte para mim está em depender dos outros e ficar mais lenta. Se antes gastava 30 minutos para ir a um lugar, agora no mínimo gasto 15 a mais. Fazer feira em hipermercado é sinônimo de cansaço pós-maratona. Esperar pelos outros, que compreendo, não têm o mesmo tempo que eu, nem as mesmas habilidades para determinadas coisas, ou ainda, a mesma paciência... é que me deixa agoniada!!! Não serei mais a mesma, sem dúvidas, após esta fase... talvez eu seja bem melhor do que o que sou hoje por reconhecer, mais uma vez, que todos temos limitações e que precisamos do próximo para nossa própria sobrevivência. Na reta final... qualquer hora é hora e qualquer tempo é tempo de se permitir aprender consigo mesma e com aquele pequeno ser que já, já, sai de você e passa a ser do mundo! Isso também já é uma grande lição!

10 comentários:

  1. "Sem roupa, sem movimento e me sentido pesada" ... será que tô grávida também?! Nãooooo,é sedentarismo mesmo e uns quilinhos a mais na balança. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ei, que foto mais lindaaaaaaaaaaaaaaaaa! Saiu na Revista Caras?! Digno de pôster.

    Quando chegar em casa, mergulha os pés em uma bacia com água morna ou coloca o travesseiro um pouquinho embaixo das pernas para descansar um pouco. Alivia o cansaço e relaxa os pés.

    Amiga, sou fã do seu blog, tô aprendendo muito com você. Mesmo depois que a Elis nascer deveria continuar postando, viu!!!

    Cheiro grande

    ResponderExcluir
  2. eitha isis, vc ficou mais bonito no 8º mês! me senti uma bola também, kkkkkkk, mais hoje sinto falta das mechidas do Vinicius na minha barriga. sem duvidas é uma momento único, de muitos cuidados, mais do que no começo, eu ja não dormia mais, não pela posição, mais pela ansiedade, arrumava e desarrumava a bolsa da maternidade, o neto não sabia como fazia para arrumar o quarto, onde colocar as coisas, sempre tinha algo mais para arrumar. São momentos unicos com certeza! boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  3. pois é Helci, tenho colocado em prática estas orientações... ah e você tem sido praticamente minha monitora para a prdoução de textos e alimentação do blog... bjocas

    Xanda... acho que também vou morrer de saudadessss das mexidas de Elis... pense numa menina buliçosa, mexe sem parar rsrsrs e eu adoro e me divirto!!! rsrsrs bjos

    ResponderExcluir
  4. Isis... vc está linda no 8º mês... a Elis chega revolucionando né? E não esqueça que quando começar a amamentar você vai dar uma emagrecida daquelas... bom, vai voltar a boa e velha forma de sempre, só que agora com um sorriso diferente. Com o sorriso de mãe!!!

    ResponderExcluir
  5. Negaaa!!! Vai sentir saudades sim de Elis mexendo dentro de vc.

    kkkkk, passei por tudo isso também ,mas a melhor parte vai chegar, que é,a amamentação.Sinto falta, era o meu melhor momento com Lívia.

    Vou te dar uma dica: quando for amamentar,sempre olhe nos olhos dela,vc transmitirá segurança pra ela através do seu olhar, e ela, haa ela vai transmitir tantas coisas através do olhar!!!

    Beijos meus queridos, que Deus continue com vcs sempre.

    ResponderExcluir
  6. ansiedade... agonia... aprendizado... experiência... é isto mesmo, minha linda amiga! Aproveite estes últimos momentos da gestação, em breve estará contando estes momentos para uma outra grávida de primeira viagem e com certeza, com muita saudade. Bj
    Anienne

    ResponderExcluir
  7. coisa mais linda meu Deus eu não consigo ler e não me emocinar com tudo que é expressado por vc ... Tenho a plena certeza que a minha sobrinha que concerteza vai ser lindaa, será muuuito amada,e muito bem educada. Mesmo sem que ela saiba ja é especial extremamente ... pois esperamos anciosos a sua chegada ao mundo... adoro muito vc, fique com Deus! muita saude para essa familia lindaa!
    e parabéns vc esta a gravida mais linda! beijos Mamãe de Elis...

    ResponderExcluir
  8. Que Elis te proporcione a paciência que achas que não tens, o amor que jamais poderia imaginar em um dia sentir e a felicidade que DEUS sempre pensou para sua vida. Amo seus textos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nessa fase estou Me sentindo um pouco deformada... Hehehe
    Os pés de elefante (no fim do dia), o rosto de bolacha, ate as mãos estão parecendo hamburgeres... Alem de td tem a ansiedade... Depois querem q a gente nao tenha alteração de humor... :)
    Td de bom pra vc... E se a gente nao se falar mais ate lah (afinal, agora toda hora é hora!), uma boa hora para você!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. rsrsrs pois é, Rê... é um negócio danado, né?! Mas, vai passar e o melhor é saber que vale a pena... rsrsrs mas, manda teu esposo ler o texto do fabrício e fazer o que ele sugere para ver se você se sente melhor rsrsrsr ah Que Deus também te abençõe no seu parto... afinal vai ser bem coladinho do meu, né?! Que Deus e nossos amigos espirituais sejam os responsáveis pelo nascimento de nossas filhas!!! Que assim seja!

    bjão

    ResponderExcluir