sábado, 5 de fevereiro de 2011

Mãe de primeira viagem


Por Isis Correia

Não sei se acontece com toda marinheira de primeira viagem no que diz respeito à gestação. Só sei que parece que o mundo fica diferente; que as pessoas te vêem diferente e que as coisas estão mudadas. Aliás... até parece que você não pisa no chão... a impressão que dá é que você está, literalmente, sobre as nuvens. Acho que é a primeira vez que uma mulher pede para ficar com barriga. Se olha no espelho e pede aquele barrigão e ainda se sente deslumbrante... risco de estrias? O que seria isso diante do ser que vive em você, que se relaciona, ainda que você não queira, com todo o seu organismo, que muda a sua rotina e que lhe faz realizar um sonho?

Depois da descoberta... do susto, ou melhor dizer, do coquetel de sentimentos, que ocorre quando você abre um envelope e vê a simples palavra POSITIVO, que vai mudar sua vida em segundos – ou o telefonema daquele amigo biomédico que brinca e pede para você ir descansar porque “uma mulher no seu estado não pode estar andando assim no sol...” (no meu caso) – chega a hora da ansiedade.

A palavra agora é busca! Busca pelo obstetra, busca pelo nome, busca pelos presentes, busca pelas informações sobre os diversos períodos da gestação, busca pelo Baby Sling, pela babá eletrônica, pelo quarto, pelos acessórios, mas... opa! PÁRE UM POUCO! Você ainda não sabe o sexo... shiiiii... mas, a gente dá um jeito... afinal, todo mundo diz “COMPRA TUDO NEUTRO”... e me pergunto: mãe quer saber de tudo neutro?! Mãe quer logo saber se compra o biquíni azul marinho, de bolinha branca e lacinho vermelho, ou a sunga descolada para o bebezão que vai chegar... se o quarto vai ser com tema dos animais selvagens ou se tudo irá ficar florido... quer saber se vai ser o João, ou a Maria, o Arthur ou Ana Clara, se Matheus ou Melissa, no meu caso... Se Pablo ou Elis... Mas, nada disso é mais importante do que saber que ele está perfeitinho, saber que pula na sua barriga e faz você de parque de diversão com praça de alimentação gratuita... os dedinhos? É lógico que na ultrasson a gente conta logo pra ver se as contas estão certas... a gente ri e chora quando ouve aquele coraçãozinho batendo e fazendo som de uma verdadeira escola de samba... (olhar de mãe... já começa assim), saber que ele está com 7 cm, quase 8, e que este é o máximo para um bebê com seu tempo, é a mesma coisa que dizer “SEU FILHO É O MAIOR BEBÊ DO MUNDO”...

As semanas passam e a contagem começa a ser regressiva. É inevitável não imaginar aquela criaturinha sem camisa, só de fraldas, andando na sala da sua casa com um sorriso “banguelo” que ganha de qualquer clareamento dentário, ou de qualquer sorriso de artista.

O casal não consegue mais pensar apenas nos dois. “Vamos à praia...” Na volta, um ri para o outro porque imaginou o retorno com a cadeira atrás e um bebê, que é seu, só seu... ali, sendo protagonista de qualquer cena da sua vida, desde o dia que você descobriu a existência dele.

É impraticável não olhar para os outros bebês e tentar imaginar quando o seu estiver daquele jeito o que irá fazer. Ou ainda, o que será que vai ter do pai e que traços trará da mãe... Tudo parece pequeno diante dele. O mundo pode cair... você pode cair... desde que não machuque ele... Esta também é a fase da busca pela paz. Você quer menos stress, mais tranqüilidade. Mais alegria, menos chateações. Ver os outros como loucos é melhor do que vê-los como chatos, arrogantes e coisa e tal.

Por enquanto, não consigo dizer que momento seria mais mágico ao ser mãe... talvez, eu perca as contas... talvez, o dia da descoberta... talvez, o dia de saber o sexo dele... talvez, o primeiro chute... ou ainda... o primeiro choro, que faz qualquer dor se tornar suave... ou será o primeiro sorriso, os primeiros passos... Dá para ver que não só um ser nasce como também novas experiências especiais e impagáveis vêm com ele... e só sabe o que é isso quem se permite ser MÃE... Lágrimas, decepções, cansaço, gastos, aborrecimentos... tudo isso também existirá, mas, assim como as estrias... o que será isso diante do ser que brotou de você e que dá mais sentido a sua vida? Há dinheiro que pague o sentimento de ser mãe? E ainda, há supermercado que venda a fórmula de ser feliz (pelo menos A SUA fórmula)?

15 comentários:

  1. lindo post isis. Começou SUPER bem!!!


    Bem vinda à blogosfera!!!


    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo amorê!! =D Deus os abençoe e que este bebezão chegue cheio de saúde, paz e luz, pra iluminar ainda mais vocês!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Isiiisss!!! Lindo Lindo Lindo, dá até vontade ser mãe! kkkkkkkkkkkk Sua história de amor é linda, superou muita coisa até hoje e esse neném só vem somar essa união mágica de vcs! bjo bjo

    ResponderExcluir
  4. pois é.... o blog também foi criado para mostrar que a gravidez tem seu lado bom demais... a gente vibra diferente!!! Espero inspirar muitos papais e mamães a trazerem ao mundo suas proles rsrsrsr bjos a todos e obrigada pelos comentários!!!

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo Isis... é assim q a gente se sente... as vezzes, nem sabemos o que estamos sentindo... :)
    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. :D :D :D Aproveitem toda esta magia... é verdadeiramente única!!! :D :D :D

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto, lindo blog... A cor ele já denuncia que a mamy não quer nada neutro mesmo. E será bem vindo como vier. ^^
    Aproveitem tudo e relatem tudo, pois é mt importante. =)
    bjos!

    ResponderExcluir
  8. Lindo...Lindoo... Ai q bateu a saudade de qdo fui mamãe de primeira viagem. Realmente é mto bom a sensação de vê uma vida crescendo dentro da gente, pois é um amor incondicional q nem a gente sabe explicar.Um momento tão ESPECIAL q nunk esquece. Por isso cuide bem do meu ou minha sobrinha(o) q estou tão anciosa pra mima bem mto...Bjos!!Te amo...

    ResponderExcluir
  9. ISIS DO CÉU... descobri hoje [orkut, neh, sempre ele] que você tá grávida! Ai, que coisa mais linda, logo você que sonhou tanto com isso. Fiquei mega feliz, de verdade. Parabéns e já vou acompanhar por aqui que eu fico curiosa, mas só curiosa, sem filhos por enquanto! hihi

    E quanto ao 'MAIOR FILHO DO MUNDO' só consegui pensar: MEU DEUS SERÁ QUE VAI SER PARTO NORMAAAL? MEDOO


    Mas é isso... mais uma vez, parabéns, linda. Beijos

    (ah, e como vi que tem outra Larissa, essa aqui é a ex estagiária, ok :p)

    ResponderExcluir
  10. obrigada a todos que comentaram o primeiro post e ficaram felizes com a notícia da vinda do meu primeiro filho!!!

    ResponderExcluir
  11. Que coisa linda, confesso, fiquei emocionada e me deu vontade de sentir tudo isso também. Ser mãe é divino!
    Estarei acompanhando esse blog maravilhoso e desejando sempre felicidades e saúde para essa família admirável.
    Cheiroooooo

    ResponderExcluir
  12. Amiga... Me emocionel agora, chorei feito criança... Lindo. Que Elis venha com muita saúde...
    AmOo muito ♥

    ResponderExcluir
  13. Quando soube do blog vim correndo procurá-lo. Amo criança, gravidez e todos os assuntos relacionados.
    Segredo: quero muito ser mãe! Então vai ser legal acompanhar suas historias.... Ganhou uma fã...
    :*

    ResponderExcluir
  14. Muito bonito os seus textos. Ser mãe é uma dádiva de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Lindo o seu blog, amiga!
    Bju grande em vc e Elis.

    Edilma Gonçalves

    ResponderExcluir